Início >> Cursos >> Cursos Presenciais >> Capital de Risco e Fundos Estruturados


 

Objetivos do Curso

· Entender o funcionamento dos fundos imobiliários;

· Entender o funcionamentos dos fundos de empresas emergentes (venture capital) e dos fundos de participação (private equity);

· Entender o papel dos fundos de empresas emergentes e dos fundos de participação no desenvolvimento econômico setorial, bem como na difusão de boas práticas de governança corporativa e na cultura de capital de risco no país;

· Analisar a função social desse produtos, em especial para as micro, pequenas e médias empresas;

· Compreender o funcionamento dos produtos estruturados de securitização (FIDC-fundos de direitos creditórios, CRI-certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio);

· Analisar o papel da securitização no âmbito da recente crise financeira global e a atuação das agências classificadoras de risco.

Voltar ao topo

Programa

Private Equities (Fundos de Investimento em Participações-FIP), Venture Capitals (Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes-FMIEE), Fundos de Investimento em Direitos Creditórios-FIDC, Fundos de Investimento Imobiliário-FII e os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINE).

Voltar ao topo

Público alvo
Economistas, engenheiros, administradores, contadores, alunos universitários e já formados e profissionais que atuam em empresas ou entidades financeiras, diretamente ligados à gestão empresarial e financeira e à análise de projetos e de investimentos.
Voltar ao topo

Infraestrutura
Sala de aula refrigerada com 1 computador com datashow para o professor.
Voltar ao topo

Investimento
R$800,00 em 2 parcelas de R$ 400,00
Voltar ao topo

Local do curso
UERJ, campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524, 8º andar sala 8037 Bloco F. (ao lado da estação Maracanã do metrô). Há estacionamento para quem vier de carro no portai em frente à estação do metrô
Voltar ao topo

Curriculum do Professor

Miguel Bahury

    • Engenheiro eletrônico, com mestrado em economia industrial na UFRJ, MBA Executivo na Coppead–UFRJ, pós-graduação em economia e mercado de capitais na E.P.G.E - FGV e pós-graduação em Regulação do Mercado de Capitais-UFRJ.
    • Consultor na área administrativo-financeira, abrangendo gestão, estruturação e avaliação (Valuation) de empresas;
    • Diretor de Mercado de Capitais-RJ da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e integrante do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) na mesma entidade.
    • Servidor concursado da CVM desde 1978, aposentado em fevereiro de 2012, foi Superintendente de várias áreas da Autarquia nos últimos 16 anos de suas atividades.
    • Professor de Análise de Investimentos, de Avaliação Econômica de empresas e de Matemática Financeira na UERJ no curso de Pós-Graduação em Planejamento e Finanças.
    • Professor de Análise de Investimentos e de Administração Financeira na UERJ no curso de Pós-Graduação em Controladoria .
    • Coordenador do curso de “Capital de Risco e Fundos Estruturados” na UERJ.
    • Coordenador e professor em cursos preparatórios para Certificações CPA10, CPA20, CEA e CFP.
    • Professor de cursos de “Matemática Financeira com a calculadora HP12C e Excel” e de “Análise de Investimentos e Avaliação de Empresas (Valuation)”.
    • Coordenador e professor de cursos preparatórios para concursos da CVM e do BNDES;
    • Coordenador do curso de MBA em “Finanças Corporativas e Mercado de Capitais” da Universidade Estácio de Sá de 2004 a 2014. Professor de “Matemática Financeira” e de “Avaliação de Projetos e de Empresas” na mesma Universidade.
    • Coordenador e Professor de cursos preparatórios para concursos da CVM e do BNDES;
    • Foi professor de “Matemática Financeira” da FGV.
    • Professor de Finanças da Academia do Concurso em 2005, no curso preparatório para o concurso de nível superior do BNDES;
    • Relator da Instrução CVM nº 436/06, que instituiu o Anexo III da Instrução CVM 361/02,  que regulamenta a apresentação dos laudos de avaliação das Ofertas Públicas de Aquisição de Ações (OPAs).    
    • Proctor for the USPAP - Uniform Standard of Professional Appraisal Practic, test da ASA - American Society of Appraisers  (Sociedade americana de avaliadores) em 2006.
    • De 7 a 24 de abril de 2008, representou a CVM no International Institute for Securities Market Development, promovido pela Securities and Exchange Commission-SEC, em Washington e em Chicago, nos EUA.
    • Premiado, em 1.997, no 2º Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, do Ministério da Administração e Reforma do Estado-MARE, pelo desenvolvimento do “Sistema de Controle e de Informações Gerenciais”.
    • Ex-Secretário Municipal de Transportes e fundador da Secretaria; Ex-Presidente e fundador da CET-RIO e fundador da companhia; Ex-Presidente e Diretor Financeiro do METRÔ-RJ; Ex- Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento.
    • Membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e ex-Diretor Financeiro do Clube.
    • Autor do projeto de expansão do sistema metroviário do Rio aprovado pelo Conselho Diretor do Clube de Engenharia em 2011 e enviado ao governo do estado.
    • Realizou recentemente palestras sobre CEPAC e sua aplicação nas obras de revitalização do porto do Rio de Janeiro na Anefac (Associação Nacional dos Executivos Financeiros), na FGV, na SEAERJ, para o Conselho Diretor do Clube de Enga e para Prefeituras da Baixada Fluminense.
    • Publicou 32 artigos sobre transportes e administração pública nos principais jornais e veículos de comunicação do Rio de Janeiro.

     

    Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442299427435074 
    Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/miguel-bahury/45/915/79

Voltar ao topo

Cadastre-se como interessado

Clique aqui para preencher o formulário de interesse nesse curso

Voltar ao topo

Voltar para Cursos Presenciais | Voltar para Cursos UERJ